quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Vamos falar de Música!!!

Curtindo uma Fossa
Todo mundo tem momentos de melancolia e é nesses momentos que a gente curte ficar sozinho, pensando no fim de um relacionamento, nas pedras que teimam em continuar no nosso caminho, na saudade que não se sabe quando vai acabar...
Esse momento é conhecido como “fossa”.
De fato, um nome bem apropriado para tanta tristeza.

Eu explico:
A fossa propriamente dita é uma cavidade subterrânea para depósito de imundices, logo, faz sentido dizer que quando estamos tristes, pessimistas e deprimidos em relação a alguma coisa, devemos ir para fossa! Calma, eu não estou dizendo que você ou eu somos imundices (rs), mas que é necessário ir pra fossa separar o que é ruim e nos atrapalha de prosseguir deixando essas imundices lá na tal cavidade subterrânea.

Saber “curtir uma fossa” pode ser algo revelador sobre você mesmo, pois faz parte do crescimento pessoal passar por situações difíceis e tirar o melhor proveito disso, listei algumas músicas que  ajudam a entender esses momentos.

Veja em que fossa você se encontra (rs), pegue sua coca-cola mais gelada, sua maior barra de chocolate, entre no seu quarto, ligue o som, apague a luz (fossa é tudo escura mesmo) e fique por lá o tempo que for necessário.


Fossa 1 Crise Existencial


Angel – Sarah McLachlan                                                                       
Composição: Sarah McLachlan

Uma das músicas mais lindas do filme “Cidade dos Anjos” foi “Angel” da Sarah McLachlan.
Geralmente quando nos sentimos tristes não conseguimos encontrar consolo facilmente e esta música fala sobre encontrar esse consolo em você mesmo, sobre interiorizar-se.

“Nos braços de um anjo. Voe para longe daqui, deste escuro e frio quarto de hotel e da imensidão que você teme.Você é arrancado das ruínas de seu devaneio silencioso.Você está nos braços de um anjo, talvez você encontre algum conforto aqui”




Have you ever seen the rain – Creedence Clearwater Revival
Composição: John Fogery

Escrita pelo vocalista da banda em 1971. Ouvi essa música pela primeira vez assistindo a um episódio da série “Arquivo X”. A música fala de quando você está mal e o resto do mundo esta bem.Quem nunca se sentiu assim pelo menos uma vez na vida?

“Ontem, e dias antes
O sol é frio e a chuva é forte
Eu sei, foi assim por toda a minha vida”.


Midnigth Bottle – Colbie Caillat
Composição: Colbie Caillat e Jason Reeves

A música pode ser interpretada como o próprio momento da fossa. Os dois cds da cantora são bons para se ouvir em tempos assim.

A garrafa da meia-noite leva comigo as minhas memórias
E tudo volta para mim”




Breathe no more – Evanescence
Composição: Amy Lee

A menina que gostava de fingir estar morta agora expressa toda a sua angústia em lindas composições.Como se não bastasse a voz de um agudo incomparável, as letras de Amy Lee são profundas a ponto de fazer sentir na alma.

Tenho olhado no espelho por tanto tempo que comecei a acreditar que minha alma estava do outro lado. Todos os pequenos pedaços caindo destruídos...partes de mim. Afiados demais para serem colocados de volta. Pequenos demais para terem importância, mas grandes o suficiente para me cortar em tantos pequenos pedaços.”

That Ill be Good – Alanis Morissette
Composição: Alanis Morissette

A música soa como uma tentativa frustrada de estar bem diante de situações ruins.Alanis é uma das cantoras que mais sabem aproveitar uma fossa compondo belas canções.

Que eu esteja numa boa, mesmo quando nada estiver legal. Que eu esteja numa boa, mesmo se ficar e continuar doente.”



Stop crying your heart out – Oasis
Composição: Noel Gallagher

Tudo bem que o nome da música diz pra você fazer seu coração parar de chorar, mas a verdade é que a melodia lenta e as afirmações de que você nunca mudará o que passou, torna esta, uma boa música pra ouvir na fossa.

Porque todas as estrelas estão desaparecendo. Apenas tente não se preocupar. Você as verá algum dia. Pegue o que você precisa e siga seu caminho e faça seu coração parar de chorar”

Big girls don’t cry – Fergie
Composição: Stancy Ann / TobyGad e Fergie

A música de maior sucesso do cd solo da cantora Fergie, é bela do começo ao fim e fala sobre precisar deixar coisas pra trás para seguir em frente.

Eu espero que você saiba que isso não tem nada a ver com você! Isso é pessoal, eu mesma e eu. Nós sempre temos algo a ajeitar e eu sentirei sua falta como uma criança sente de seu cobertor.”

Fossa 2 Fim de Relacionamento

Íris – Goo Goo Dolls
Composição: Johnny Rzeznik

A música que tornou a banda conhecida foi trilha sonora do filme “Cidade dos Anjos” e é perfeita para ouvir quando o relacionamento termina e você tem a impressão da outra pessoa não ter te conhecido o suficiente.

“E eu não quero que o mundo me veja porque eu não acho que eles entenderiam. Quando tudo é feito para não durar. Eu só quero que você saiba quem sou eu”


Aqui – Ana Carolina
Composição: Ana Carolina e Antônio Villerg

Quando você ama alguem, mas não se sente pronto pra falar, a música que você deve escutar é “Aqui” da Ana Carolina.

“Eu não consigo esconder. Certo ou errado, eu quero ter você. Você sabe que eu não sei jogar. Não é meu dom representar. Não dá pra disfarçar “


Na sua estante – Pitty
Composição: Pitty

Se foi você quem terminou o namoro por não sentir a entrega que esperava, é a hora de escutar “Na sua estante”.

E não adianta nem me procurar em outros timbres, outros risos. Eu estava aqui o tempo todo. Só você não viu”



All ready Gonne – Kelly Clarkson
Composição: Kelly Clarkson e Ryan Tedder

Agora se foi você que não conseguiu se entregar o suficiente a música é essa.

Olhar para você torna tudo mais difícil,mas eu sei que você ira encontrar outra pessoa que não irá fazê-lo chorar sempre.”





Fossa 3 Saudade Eterna

Menos de um segundo – Rosas de Saron
Composição: Guilherme de Sá

Conheci a música faz pouco tempo (minhas amigas Eve e Kel me apresentaram)e para quem perdeu alguem querido, não conheço música nacional mais profunda.Guilherme de Sá conseguiu expressar muito bem na sua música a dor da saudade eterna.

Lembro de nós dois sorrindo na escada aqui. Estava tudo tão bem e de repente acabou. Vozes no portão, passos no saguão. Poderia ser você mas faz tempo que partiu”

Who Knew – Pink
Composição: Pink/ Luke Gotvalde e Max Martin

Me tornei fã da Pink depois de ver o clip dessa música que fala da morte por overdose de um de seus amigos mais próximos e que pode ser interpretada tambem sobre o quão triste é o termino de um relacionamento que poderia ter dado certo.A melodia tem uma batida crescente que faz você querer ouvir a música no volume máximo e pirar com a cantora.

Se alguém dissesse há três anos, que você iria embora. Eu apagaria todos eles com um soco, porque eles estariam errados. Eu sei melhor que eles, porque você disse "para sempre e sempre", quem diria...”

My Immortal – Evanescence
Composição: Ben Moody e Amy Lee

O nome da música já diz tudo né?! Evanescence é uma das minhas bandas preferidas para ouvir em tempos de fossa.A música fala do quanto uma pessoa pode ser especial a ponto de se tornar imortal.

Eu tentei com todas as forças dizer à mim mesma que você se foi e embora você ainda esteja comigo. Eu tenho estado sozinha por todo esse tempo”

Like You – Evanescence
Composição: Amy Lee

Esta é a segunda música (a 1° foi Hello do cd Fallen) que Amy Lee escreveu em homenagem a sua irmã caçula que morreu aos 3 anos de uma doença nunca identificada.

Fique calma, leve, escura e sem sonhos. Muito abaixo dos meus pesadelos e da solidão. Eu me odeio por respirar sem você. Eu não quero sentir mais nada por você.”

Memories – Whitim Temptation
Composição: Sharon Den Andel / R.Westerholt e M.Sperenbug

A música fala de como as lembranças mantem viva a presença de alguem querido. O video clip é igualmente belo.

Todas as minha lembranças mantém você próximo. Em momentos silenciosos imagino você aqui. Todas as minhas lembranças mantém você próximo.Seus sussurros silenciosos, lágrimas silenciosas.”



Wake me up when September ends – Green Day
Composição: Billie Joe

Quem não gostaria de deixar para acordar só depois que a fase ruim passasse?Com o vocalista do Green Day não foi diferente e por isso Billie Joe escreveu essa canção em homenagem a seu pai que morreu quando Joe tinha 10 anos.

“Enquanto a minha memória descansa mas nunca esquece o que eu perdi. Me acorde quando setembro acabar”




É na escuridão da fossa que nos vemos obrigados a enfrentar nossas angústias. E é preciso saber que é importante passar um tempo por lá, tempo suficiente para não precisar mais voltar, pelo menos por um bom tempo.

Obs. Desculpe por não ter “incluído nas fossas” bandas e cantores que são ícones da melancolia como Coldplay , U2 e Legião Urbana, mas as musicas listadas aqui são as que eu mais gosto de ouvir dentre muitas e muitas outras. Se vocês tiverem outras, por favor, mandem o nome para que eu possa apreciar também.

14 comentários:

  1. David! amei o post parabéns!obrigada por conhecer o Rosa pq vc sabe que não é sempre que indicamos e alguém vai a "fundo" para conhecer como vc!
    continue assim!
    beijosss
    muitas visitas para seu blog!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa... eu simplesmente adorei esse seu post! Música se não é 'tuuudodebom!' é pelo menos 'muuuuitodebom!' pra mim. Não entendo como alguém pode não dar atenção à isso! Valeeeu pelo post!

    ResponderExcluir
  3. Falar de você é sempre muito bom.Você fala com a alma e as pessoas conseguem enxergar isso, vai com tudo porque você ainda chega muito longe.Incrível cada música, cada significado, enfim tudo!!
    Sorte sempre...

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Seu post tá 10 David continue assim que você vai longe.
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  5. Adoro ler o que vc escreve,vc manda bem mesmo,e falar de fossa foi incrivel. Adoro esse tipo de musica vc sabe ,rsrs.bjinhos

    ResponderExcluir
  6. Cara!Com essas músicas,vou te dizer,é uma verdadeira viagem sentimetal.Nossa!TU realmente capricha!Mais uma postagem bem feita!Parabéns!Continue assim!:D Caraca!Muito bom mesmoooooo!:D

    ResponderExcluir
  7. Pode ter certeza que qualquer que seja a quantidade de horas ou dias que você gaste para escrever seus post's, cada segundo vale a pena comparado a satisfação, em lê-los, causada aos leitores do seu blog. Não é de espantar que um músico como você entenda tanto de músicas, fossas (musicais), cantores, bandas e afins, mas é de se supreender que um aluno do terceiro ano apenas de jornalismo tenha tanto domínio sobre o que escreve, como você tem tido em todos os seus post's.
    Mais um parabéns de sua prima....
    Bjinhus!!!!

    ResponderExcluir
  8. Boa escolha das músicas! Eu tenho umas músicas bem fossa tbm, mas tem uma mais conhecida pela galera que é Vento no Litoral, essa é heartbreak mesmo, rsrsr!! Depois posta músicas com outros temas!

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  10. Pois..é tanto fez como tanto disse que você foi alem e nos mostra um pouco do que todos exergarmos em você...um òtimo redator e escritor..isso não é um dom mas sim uma Arte...pois o dom se adquire com a pratica e a arte se nasce com ela...Deus te abe~çoe sempre..pois iluminado você já é!

    Acredite em você!

    Parabéns!


    Onogueira!

    ResponderExcluir
  11. Noooossa
    Post perfeito!
    Hahaha ouvi todos as musicas e ate chorei... que drogaaa hahaha
    Adorei!

    ResponderExcluir
  12. Obrigado pessoal. Este é um dos meus posts preferidos!

    A Mirella chegou a salvar em uma pasta todas estas músicas; a Simony chegou a chorar, a Janne se encontrou na fossa da Alanis...e por aí vai.

    Obrigado mesmo pelos comentários.

    ResponderExcluir
  13. muito bom seu blog,mas veja meu site www.musicstardjnyldo.com,mande um abraço pro Josean,Vandira e Douglas por mim,NILDO (Josenildo Araújo)

    ResponderExcluir